Olá!
Hoje vamos falar sobre a relação entre a fonoaudiologia e os Transtornos do Espectro Autista. Mas primeiramente é importante entender melhor: com o que o fonoaudiólogo trabalha?
Muitas pessoas acreditam que esse profissional apenas atua com a produção de sons, melhor articulação das palavras e frases (por meio da fala e leitura/escrita). Mas, o mais importante para crianças ou adultos com autismo, o fonoaudiólogo trabalha com a comunicação social.
Para as crianças que não falam, é possível encontrar uma forma de comunicação alternativa (tais como o uso de figuras de apoio, suportes visuais ou eletrônicos).
Outra área de atuação refere-se a compreensão de como usar a linguagem para se comunicar. Uma criança e até mesmo um adulto com autismo pode ter dificuldade para compreender palavras com duplo sentido. Por exemplo: manga (fruta) versus manga (camiseta). Outro desafio para essas pessoas pode ser compreender frases humorísticas, sarcásticas ou figurativas. “Ele está com a cabeça nas nuvens” é um exemplo clássico.
Melhorar a comunicação social
O foco maior do nosso trabalho é contribuir com a melhora da comunicação social e interação social – um desafio para muitas pessoas com transtorno do espectro autista. Isso inclui ajudar alguém aprender como adaptar sua linguagem e pistas não verbais aos diferentes contextos sociais e parceiros de comunicação (linguagem no trabalho versus lazer, por exemplo). Também pode auxiliar no reconhecimento de expressões faciais e diferentes variações de prosódia na fala.
Melhorando a comunicação e reduzindo possíveis frustrações, os serviços da fonoaudiologia frequentemente dão suporte a comportamentos indesejados e melhoria no sucesso acadêmico e profissional.
O fonoaudiólogo também oferece serviços de suporte na educação, especialmente nas áreas da leitura e escrita, podendo atuar e intervir junto a escolas.
Como isso acontece?
Uma dentre as diversas formas de trabalho refere-se ao foco no desenvolvimento das habilidades pragmáticas da linguagem (uso adequado da comunicação).
Acompanhe a seguir o desenvolvimento esperado de acordo com a idade:

Essas habilidades frequentemente encontram-se alteradas em pessoas com autismo, porém isso pode melhorar! Por meio da terapia de linguagem é possível que a criança desenvolva:
✅ Início de diálogo
✅ Troca de turnos na comunicação
✅ Manutenção do tema
✅ Compreensão de pistas não verbais (expressões faciais e gestos)
✅ Adequação ao contexto ou ambiente social em que se encontra
Tudo isso pode fazer muita diferença na interação social com outras pessoas e auxiliar na melhoria do desempenho acadêmico e profissional.
Quanto antes for iniciado o trabalho terapêutico melhor pois os estudos científicos já comprovaram que melhor será seu prognóstico (resultado do tratamento).
Se você gostou desse conteúdo aproveite para compartilhar e deixar seu comentário!
Até a próxima!
