Dicas para crianças com atraso de fala

Como você pode saber se o seu filho tem um atraso de fala? E o que você pode fazer sobre isso? Frequentemente recebemos diversas dúvidas de pais e cuidadores sobre como identificar e tratar o atraso de linguagem nas crianças. Por isso, quanto mais você entender sobre o desenvolvimento da fala e linguagem, mais cedo você estará apto a reconhecer qualquer tipo de desvio e voltar para o caminho certo.

Primeiramente, é importante compreender que a fala e linguagem da criança estão continuamente se desenvolvendo. Profissionais da fonoaudiologia utilizam marcos de desenvolvimento baseados na idade para identificar se a criança está ou não adequada de acordo com a sua faixa etária. Reserve um momento para se familiarizar com esses marcos e se estão compatíveis com a idade do seu filho. Você pode encontrar algumas informações nesse outro artigo que publiquei: “Como saber se meu filho precisa de uma fonoaudióloga?”. Se você acredita que seu filho tem um atraso de fala e linguagem – ou se você apenas quer trabalhar melhor com isso em casa, aqui vão algumas dicas:

1. Ler auxilia os atrasos de linguagem

Crianças são muito curiosas e adoram explorar novas ideias em livros. Por volta dos 18 meses de idade, você pode começar a deixar seu filho escolher os livros que ele ou ela quer ler. Não se preocupe se for o mesmo livro todas as vezes! Embora isso possa ser entediante e repetitivo pra você, seu filho reforça o aprendizado dos mesmos conceitos. Leia e leia frequentemente! Seu filho irá se beneficiar ouvindo novas palavras e escutando as variações da voz de como as histórias são lidas.

Aqui está uma sugestão de livro para crianças com atraso de fala:

Meu mundinho – Série “Minhas primeiras palavras”

2. “Apenas ler” não é suficiente

Certo, aqui está uma dica que parece ser contraditória à dica número 1. Porém, além de ler, você também quer que seu filho participe ativamente da história. Sente-se com o livro preferido do seu filho, aponte as figuras e pergunte o que ele acha que está acontecendo na história. Não importa o que ele irá responder ou se você pode entendê-lo. O mais importante é que eles pensem e comecem a questionar e se comunicar com você! Não tente usar esses momentos como uma chance para “corrigir” a criança ou a sua interpretação. Você apenas quer que ela fale!

3. Cante! Músicas para o atraso de fala

Mesmo se a criança ainda não consegue falar fluentemente, ela pode conseguir se expressar por meio da música e canto. Cante músicas como “A dona aranha” ou “Seu Lobato tinha um sítio”. Faça uma pausa para ver se ele/ela consegue preencher a próxima palavra. Veja se a criança conseguirá cantar com você. E comemore! Cada frase é um enorme progresso!

Se você suspeita de um atraso de fala:

Com 2 anos, as crianças que não acompanham o esperado para a idade provavelmente apresentarão um atraso de linguagem. Nesse momento, a procura de um profissional da fonoaudiologia é altamente recomendado. Você poderá se informar sobre as possíveis causas desse atraso e receberá apoio/orientações para saber como proceder.

Aproveite para conhecer meus serviços de consultoria online: https://anafono.health.blog/servicos/

Deixe um comentário