Muitas pessoas acreditam que expor a criança a duas ou mais línguas pode causar um atraso na fala ou confundir a cabeça da criança. Algumas crianças apresentam sim problemas de fala ou linguagem, mas o bilinguismo em si não é considerado a causa do problema. Vamos entender por quê?
Essa afirmação é da Associação Americana de Fonoaudiologia (ASHA – American Speech Hearing Association), que inclusive apoia a prática da conversação na língua dos pais devido aos inúmeros benefícios que proporciona.
Dentre esses benefícios, a ASHA destaca:
- Aprender palavras novas
- Aprender habilidades de leitura
- Ser capaz de expressar informações em diferentes formas
- Classificar as palavras em categorias, como “comida” ou “brinquedo”
- Facilidade em apresentar soluções para problemas
- Escutar às pessoas
- Conexão com outras pessoas
Mas então uma criança bilíngue desenvolve a fala igual à das outras crianças?
Cada criança bilíngue é única. O aprendizado de dois idiomas depende da quantidade e do tipo de prática que ela irá receber. A seguir estão algumas diretrizes básicas:
- A maioria das crianças bilíngues pronuncia suas primeiras palavras com 1 ano de idade.
- Aos 2 anos, a maioria das crianças começa usar frases de duas palavras. Frases como “minha bola” ou “mais suco” podem estar em um ou nos dois idiomas.
- De tempos em tempos, as crianças podem misturar regras gramaticais. Eles podem usar palavras de ambos os idiomas na mesma frase. Esta é uma parte normal de se tornar bilíngue.
- Algumas crianças podem não falar muito quando começam a usar um segundo idioma. Esse “período silencioso” pode durar vários meses. Novamente, isso é normal e desaparece.
Formas de ajudar sua criança a se tornar bilíngue
- Livros. Você pode ler para o seu filho nos dois idiomas. Você pode encontrar os livros de que precisa nas livrarias, nas bibliotecas e na Internet.
- Música. Cantar é uma ótima maneira de introduzir um segundo idioma para o seu filho. E, além disso, pode ser muito divertido!
- TV e vídeos. Os programas infantis estão disponíveis em vários idiomas. Esses programas ensinam as crianças sobre números, letras, cores e palavras simples.
- Programas de idiomas. As crianças podem aprender outras línguas em acampamentos ou em programas de escolas bilíngues. Isso dá às crianças a chance de usar dois idiomas com outras crianças.
Como conversar com a criança?
É importante ter em mente que a criança pode apresentar problemas para usar os dois idiomas. Nesse caso, converse com ela no idioma que você conhece melhor. Você deve fazer isso mesmo que ela use um idioma diferente na escola. Um bom modelo de linguagem fornece à criança as habilidades necessárias para aprender outros idiomas. Mas tente não fazer uma mudança repentina na rotina. Isso pode ser estressante.
Lembre-se, crianças de todo o mundo aprendem mais de um idioma o tempo todo. Aprender outro idioma não causará ou piorará os problemas de fala ou linguagem. Crianças bilíngues desenvolvem habilidades linguísticas, assim como outras crianças.
Se o seu filho começar a ter problemas nos dois idiomas, ele pode precisar de ajuda de um fonoaudiólogo.
Aproveite para conhecer o serviço de suporte online em fonoaudiologia. Você pode tirar suas dúvidas e receber orientações sobre como ajudar sua criança em casa! Alô Fono!
Fonte: https://www.asha.org/public/speech/development/The-Advantages-of-Being-Bilingual/
