O que é o Método Montessori e por que ele é tão utilizado nos Estados Unidos?

Olá!

Hoje quero falar com você sobre esse assunto que vem mudando minha forma de compreender a individualidade da criança e que tenho aprendido no meu contato com a cultura norte-americana: o método Montessori.

Você sabia que muitos famosos como os fundadores do Google e do Amazon estudaram em escolas com esse tipo de ensino?

Montessori pode ser usado na escola e também em casa. Tem uma beleza que se pauta no respeito com as crianças e no desenvolvimento da independência infantil.

Vamos conhecer mais?

O que é o Método Montessori?

É um método de educação que se baseia na atividade autodirigida (aquela em que a criança escolhe), na aprendizagem “mão na massa” e no jogo colaborativo. As crianças fazem escolhas criativas em seu aprendizado, enquanto o adulto, de preferência altamente treinado, oferece atividades apropriadas à idade para orientar o processo.

Quais são os princípios do Método Montessori?

Certo.

Mas e em casa, como funciona com a criança?

  • Organize o ambiente: Cada coisa em seu lugar. Com relação aos brinquedos, é indicado o rodízio semanal para manter a curiosidade.
  • Enfatize habilidades de vida diária: Cuidar deles mesmos e do ambiente em que estão os ajudarão a se tornarem cidadãos colaborativos no futuro. *Importante estar atento à idade e ao que conseguem fazer em cada estágio.
  • Ensine concentração: Encontre o que a criança goste mais e incentive isso (pode ser cozinhar, desenhar, dançar, brincar em seu quarto etc).
  • Foque em motivação interna e não em recompensas: Ensine a criança à aproveitar e sentir satisfação e orgulho em aprender algo novo ou completar uma tarefa.

Quais os benefícios?

1. Estimula as habilidades individuais de cada criança
O método Montessori reconhece que as crianças aprendem de maneiras diferentes, adaptando-se a seus estilos de aprendizagem. Além disso, garante que cada criança possa aprender em seu próprio ritmo, sem violar seu desenvolvimento.


2. Desenvolve a autonomia e independência da criança
Tudo, desde materiais à rotina diária, é organizado para promover a auto-regulação infantil. Esse modelo educacional é estruturado em torno dos princípios de autonomia e independência para treinar crianças com confiança em si mesmas, com capacidade de decidir e com pensamento crítico.


3. Facilita a aprendizagem ativa
O método Montessori prevê que as crianças são protagonistas de sua aprendizagem. Tornam-se buscadores ativos do conhecimento, com liberdade para questionar, investigar e estabelecer conexões, o que desperta sua curiosidade e uma motivação intrínseca para o aprendizado.


4. Fortalece a cooperação
Em um ambiente educacional cada vez mais competitivo, que acrescenta grande pressão sobre os alunos, a educação Montessori propõe uma perspectiva diferente: a aprendizagem cooperativa. Assim, todas as crianças se sentem apoiadas e aprendem a resolver conflitos interpessoais de maneira pacífica e assertiva.

5. Autodisciplina de poder
As crianças que são educadas com o método Montessori desfrutam de grande liberdade, mas também existem certas regras básicas que garantem a ordem. De fato, quando as crianças terminam uma atividade, elas devem colocar os materiais nos lugares certos e eles são solicitados a manter sua área de trabalho sempre limpa. Dessa forma, os pequenos aprendem a autodisciplina e o autocontrole, duas habilidades essenciais para a vida que mais tarde são reveladas como chaves para o sucesso profissional.


6. Promove a auto-avaliação
A própria criança, ao aperfeiçoar suas habilidades, adquire novos conhecimentos e avanços no sistema educacional, que analise criticamente seu trabalho, para que ele possa reconhecer, corrigir e aprender com seus erros. Assim, ao invés de desenvolver o medo de erros que engendram o sistema educacional tradicional, isso os transforma em oportunidades de aprendizagem, ao mesmo tempo em que estimulam uma atitude autocrítica que os motivará a continuar explorando.


7. Liberta a criatividade
“A primeira tarefa da educação é sacudir a vida, mas deixá-la livre para se desenvolver”, disse Maria Montessori. Seu estilo educacional propõe criar um ambiente rico de estímulos e dar liberdade às crianças, para que elas possam dar rédea solta à sua criatividade. Por não terem medo de erros e de estimular a descoberta, as crianças que aprendem com esse método educacional desenvolvem mais sua imaginação e criatividade.


Se você gostou e está pensando em implementar essa rotina em sua casa ou escola eu posso te ajudar! Tudo isso associado ao desenvolvimento da fala, resulta em muitos benefícios para a criança e evita futuros problemas como dependência excessiva das opiniões alheias, baixa auto estima, baixo limiar para frustração e desinteresse em ser colaborativo.

Vamos conversar mais sobre o assunto? Terei prazer em lhe atender!

Abraços e até a próxima!

Contato: anaolivati@outlook.com

Conheça sobre o programa de atendimento pela internet! Alô Fono! Agora é possível chegar até sua casa online!

Deixe um comentário